sexta-feira, 10 de julho de 2009

“Just A Minute”: Catherine Hardwicke depois de Crepúsculo

Com a surpresa do grande sucesso do ano passado “Crepúsculo”, Catherine Hardwicke obteve a maior bilheteria em apenas um final-de-semana, U$69.6 milhóes, para uma diretora de Hollywood.

Entre seus futuros projetos, ela foi chamada para dirigir um filme com a estrela de “Lords of Dogtown”, Emile Hirsch, e que tem sido chamado de uma versão sobrenatural de “Hamlet”. Está sendo desenvolvido pela Overture Films.

Hardwicke, cujo outros filmes incluem o adolescente “Thirteen” e o drama bíblico “The Nativity Story”, fala para Reuters sobre seu relacionamento com adolescentes e sua vida depois de Crepúsculo.

Q: Seus filmes anteriores foram centrados em vampiros, skatistas, figuras bíblicas e estudantes. O denominador comum são os personagens principais serem todos adolescentes. Por que isso?

A: “Estamos vivendo um período em que a vida das pessoas está extremamente memorável e dolorosa. É um dos mais dramáticos períodos, em que de repente crescem mamas ou pêlos em nosso peito. Nós somos capazes de beijar um garoto ou uma garota, dirigir um carro, beber e, assim, descobrir quem somos e onde nos encaixamos no mundo. Um ótimo material dramático acontece nessa idade e há tantas possibilidades. Adolescentes também são as pessoas que se identificam com suas divãs e vão ao cinema.


Q: Você, obviamente, tem facilidade para lidar com adolescentes.

A: Eu respeito todos os adolescentes com quem eu trabalho e sinto que qualquer coisa que eles tenham a dizer é tão valioso quanto o que eu tenho a dizer. Meu primeiro filme foi centrado em uma garota de 13 anos (Nikki Reed em “Thirteen”). Tudo era sobre sua vida, então, ela sabia mais sobre isso do que eu. Podemos aprender com todos.

Q: Você deve tornar-se uma mãe substituta para eles, não?

A: Bem, Nikki é um tipo de falsa filha adotiva e Sarah Blakely-Cartwright, que está em todos os meus filmes em partes pequenas, também. Quando elas eram adolescentes e queriam sair comigo, nós fazíamos festas do pijama e acampamentos de surf. Um de meus sobrinhos vive comigo em um de meus apartamentos e minhas sobrinhas viviam lá também. Eu sempre digo “Quem precisar de uma lugar para ficar, pode ficar comigo”. Eu gosto da política das portas abertas.

Q: Você é uma criança grande?

A: Eu espero não ter crescido. O clichê de todos os artistas é que você não quer perder a criança que existe dentro de você. Eu acho que quando você é sedentário e quieto no seu canto, você pode perder um pouco de sua espontaneidade e criatividade. Eu espero que eu esteja me segurando nisso. Eu vivo em (comunidade da praia de Los Angeles) Venice, eu surfo nos finais-de-semana, eu ando de bicicleta e tento estar no mundo ativo, onde tem pessoas de todas as idades e classes sociais ao meu redor.

Q: Crepúsculo custou U$37 milhões e arrecadou aproximadamente U$382 milhões em todo o mundo. Você se sente pressionada a se superar?

A: Eu não acho que isso é possível e também não acho que seja uma maneira saudável de se pensar. Crepúsculo foi um fenômeno- as estrelas apenas se alinharam nesse filme. Graças a Deus, o diretor Ridley Scott não parou depois de “Blade Runner.” Ele fez “Thelma and Louise” e “Gladiator” e um milhão de outros filmes interessantes. Eu ainda quero fazer outros bons filmes que não percam dinheiro.

Q: Você passa por algum processo quando você está desenvolvendo projetos?

A: Eu vou literalmente pagar três leitores de Hollywood, que não me conhecem para ler meus roteiros fora das vistas de todos e me dar comentários neutros. E, quando estiver próximo das filmagens dos filmes, eu distribuirei questionários, que podem ser respondidos anônimamente e, assim, as pessoas podem ser brutalmente honestas porque quando estão olhando no seu rosto, elas não conseguirão. Eu levarei os papéis para casa, os lerei, chorarei e direi ‘Meu Deus, a melhor cena e todo mundo odiou’. Mas está tudo bem porque o meu objetivo é sempre fazer melhor.

Q: O que mudou para você depois de Crepúsculo?

A: Agora mesmo eu posso dizer em uma reunião: ‘Bem, isso foi algo que eu fiz em Crepúsculo e funcionou’. E as pessoas respondem ‘Oh uau, esse filme fez dinheiro’ Eles me escutam um pouco melhor do que antes.

Fonte: Portaltwilight

Comentários:

Template Rounders modificado por .:Arkanoidblue:.
| 2009 |