domingo, 9 de agosto de 2009

Crepúsculo na Istoé

Saiu uma materia na revista Istoè sobre o fenomeno da gaga Crepusculo,e acreditem: os livros foram rejeitados por várias editoras brasileiras,antes de serem publicados pela Intríseca.

"Quando Isabella Swan, uma garota de 17 anos, se muda para a pacata cidadezinha Forks, ela não imagina que encontrará um grande amor. Em sua nova escola, ela conhece o belo, pálido e hostil Edward Cullen. Os dois se apaixonam perdidamente e ele prefere não revelar a ela que é um vampiro. Com esse enredo simples, a série Crepúsculo, escrita pela norte-americana Stephenie Meyer, vem conquistando jovens de todo planeta. Os quatro livros (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer) foram publicados, a partir de 2008, em 43 países e já conta com mais de 70 milhões de exemplares vendidos. Apesar de arrebatar adolescentes logo na primeira página, o livro passou na mão de várias editoras brasileiras antes de ser publicado por aqui. Foi rejeitado por todas, até que caiu no colo de Jorge Oakim, dono da editora carioca Intrínseca. O empresário torceu o nariz para o exemplar, mas confessa que quando começou a ler não parou mais. “A série não é uma simples história para jovens, porque traz reflexões profundas e espertas também para adultos”, comenta Oakim."Por acreditar no potencial do livro, o empresário entrou com uma concorrente nacional na briga pelos direitos de publicação da obra em um leilão online. Ganhou a disputa e comprou os três primeiros volumes pela bagatela de US$ 60 mil. O retorno rápido pode ser comprovado nos caixas das livrarias. Apenas no mercado brasileiro, mais de 2 milhões de exemplares foram vendidos.
Com ajuda de executivos do setor editorial, DINHEIRO apurou que a Intrínseca faturou R$ 35 milhões apenas com os livros da série. “Nem tenho ideia de quanto pagaria pelas obras hoje. Para nós, apostar nesses livros foi um tiro certeiro”, afirma o empresário. Tanto sucesso elevou a Intrínseca ao patamar das cinco maiores editoras do País, em números de exemplares vendidos, atrás da Record, Ediouro, Objetiva e Companhia das Letras. Oakim atribui os resultados à maneira como lida com seu negócio desde quando resolveu entrar no mercado, em 2004. Uma história de coincidências e estratégias que poderiam até render um romance, como os publicados por ele hoje.

Via: Twilighter Lovers

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